Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
 

PRONTO SOCORRO DO ALZIRA VELANO ATENDE PELO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O Alzira Velano está reimplantando, em seu Pronto-Socorro, o  Acolhimento com Classificação de Risco, que  é uma  tecnologia de atendimento que classifica as pessoas de acordo com a gravidade do seu estado de saúde e do risco de perder a  vida.  

Assim, são atendidos, em primeiro lugar, os casos gravíssimos - as emergências e as urgências, depois os casos graves, em seguida os menos graves. Aqueles de menor gravidade aguardam um pouco, e os sem gravidade nenhuma  podem esperar mais tempo.
O objetivo é que o pronto-socorro dê prioridade e atenda com rapidez às urgências e emergências.

O Hospital Alzira Velano segue as normas e protocolos do Ministério da Saúde, que  organiza o atendimento à saúde e estrutura o atendimento em REDES interligadas, e determina que a entrada para o atendimento deve ser em primeiro lugar nos estabelecimentos de  Atenção Primária  à Saúde, - as UPAS - Unidades e Pronto atendimento à saúde, UBS - Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios do PSFS – Programa de Saúde da  Família.
A Atenção Primária à Saúde é considerada o centro de comunicação da Rede de Atenção à saúde e tem o papel muito importante de coordenar os fluxos e contrafluxos das pessoas, regular o fluxo do atendimento, atender e resolver cerca de 80% dos casos, além de encaminhar aos hospitais os casos que não pode resolver.

O acolhimento com classificação de risco faz parte da humanização do atendimento do Ministério da Saúde e será implantado em todos as unidades de pronto atendimento do país, seguindo  o protocolo de Manchester.

De acordo com este protocolo, as pessoas que procuram o atendimento  no Pronto-Socorro, passam por uma avaliação  prévia com uma enfermeira e, de acordo com a gravidade do seu caso, são classificadas com as   cores que significam o  grau de gravidade do seu estado e o  tempo em que serão atendidas. A cor laranja significa MUITO URGENTE, atendimento direto, em  2º Lugar. Em 3º lugar, cor AMARELA,  atendimento URGENTE. Em 4º Lugar – VERDE - MENOR URGÊNCIA, deve aguardar atendimento e será atendido depois que forem atendidos todas as urgências, ou  seja, os casos laranjas e amarelos. E por último, em  5º lugar, com a cor AZUL, os pacientes  sem urgência, que podem esperar e que deveriam ter buscado atendimento nos ambulatórios, ou unidades de atendimento municipal  ou PSFs.  A cor vermelha significa EMERGÊNCIA:  são casos evidentes de urgência urgentíssima e  não  passam pela classificação; têm atendimento imediato, direto na Sala de Emergência.

Voltar

 
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37130-000 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.